Blogue

Cinco dicas de como melhorar a saúde cuidando da sua residência

Ou, 5 sinais de que sua casa está te deixando doente e como resolve-los


De certa forma, nossa casa é como uma segunda pele. Ela é uma extensão de nossos corpos, o edifício mais importante na vida de cada ser humano. A Saúde e Bem-estar dos moradores devem estar em primeiro lugar sempre, sendo um ambiente saudável o componente chave para uma vida balanceada – Então, como criar este ambiente? Analisando os cinco pontos citados a seguir, você poderá criar uma casa muito mais saudável e que lhe dará imenso prazer em passar mais tempo.


1. Alta umidade

Uma casa com alto índice de umidade (acima de 45%) pode tornar-se um bom lugar para o desenvolvimento de mofo. Se o nível de umidade for alto o suficiente, as paredes também podem ser afetadas, propagando-se mofo. Sabe-se que certos tipos de mofo causam inúmeros problemas de saúde, como sinusite crônica, até danos ao Sistema Nervoso. Alta umidade também atrai ácaros, que podem causar reações alérgicas, complicações estomacais e transtornos no sono.

Como diminuir a umidade em casa:
  • Comprar um monitor de umidade para medir os níveis de umidade. Monitores eletrônicos ou aparelhos de ar condicionado que possuem esta função, podem servir como aliados para equalização da umidade interna.
  • Ligar exaustores quando tomar banho ou cozinhar. Manter as portas e janelas abertas para promover a ventilação cruzada após esses tipos de atividades.
  • Manter janelas abertas em estações de elevada umidade, sempre que possível.
  • Avaliar a necessidade da compra de um desumidificador, se necessário (e parar de usar um umidificador).

2. Poeira e Sujeira externa


A poeira não só incomoda, como também carrega ácaros que podem irritar vias respiratórias e olhos. Estudos mostram que ácaros debilitam nosso Sistema Imunológico ao longo do tempo. Poeira também traz sujeira e partículas externas que podem conter pesticidas e herbicidas, que potencialmente são tóxicos para o sistema nervoso, além de diversos outros tipos de bactérias. Cerca de 40% dos sapatos transportam uma bactéria chamada Clostridium difficile entre muitas outras. Estes esporos são muito difíceis de tratar e se espalham pela casa, não ficando apenas no chão onde o sapato pisou. Sapatos também transportam coliformes fecais de animais, terra, e diversos outros tipos de sujeira.

Como minimizar a poeira:
  • Aspirar a residência com frequência, garantindo que o aspirador esteja sempre com o filtro limpo.
  • Não usar sapatos dentro decasa, prevendo um local específico para armazenamento dos mesmos no hall de entrada da residência ou inserindo um capacho permanente do lado externo das entradas, com grade de captação fixa, para limpeza periódica. Limpar as patas dos animais ao entrar.
  • Lavar com frequência roupas de cama, almofadas, cortinas e animais de pelúcia.

3. Infiltração

A maioria das pessoas, se não todas, já tiveram infiltração em casa em algum momento – seja por uma janela com vazamento que deixa água entrar ou uma porta mal vedada que permite pequenas inundações internas. Qualquer forma de infiltração pode reduzir drasticamente a saúde dentro da sua casa se não for limpa corretamente. Se você se deparar com algum ponto de infiltração ou vazamento, é importante concertá-lo e então limpá-lo de maneira correta, para não criar mofo.
Como identificar pontos de infiltração:
  • Pintura craquelada, descascando ou com bolhas em paredes e forros.
  • Paredes ou forros macios ou retorcidos com acúmulo de água ou escoamento direto.
  • Rodapé que não está rente à parede ou piso.
  • Tábuas de piso (tipo taco)tortas ou deformadas. Forros ou laje com manchas devido à possibilidade de telhas quebradas.
  • Manchas nos peitoris das janelas.
  • Armários internos próximos de tubos e conexões hidráulicas que possam ter algum vazamento.

4. Casas estanque

O movimento da eficiência energética em residências fora do Brasil está em pleno vapor, e inicial no país, o que significa que muitas casas são completamente estanques, impossibilitando que qualquer tipo de ar externo adentre a residência. Enquanto esta estratégia é uma ação ótima para a conta de luz, ela torna-se potencialmente uma grande ameaça para a saúde. Toxinas em nossas casas provenientes do ar que exalamos e o gás que nossos eletrodomésticos produzem precisam ser filtrados por ar externo renovado. Quando alguém usa um aquecedor ou ar condicionado, estes equipamentos não absorvem e renovam o ar externo. Na verdade, estão filtrando e reciclando apenas o próprio ar interno, mantendo as toxinas no interior dos ambientes. É importante para a saúde de nossas casas e corpos garantir que haja ventilação natural ou mecânica, para prevenir a baixa qualidade do ar interior. Desta forma, construir casas que tenham maior interação com o ambiente externo são fundamentais para o mantenimento da boa qualidade do ar interior e da saúde dos ocupantes.

Como reverter os efeitos de uma casa estanque:
  • Promover a ventilação natural e cruzada, abrindo janelas e portas sempre que possível.
  • Promover ventilação mecânica, instalando exaustores de ar em ambientes muito fechados, com exaustão para o exterior.
  • Usar exaustores para expelir o ar quando tomar banho ou cozinhar.

5. Invasão de umidade

Invasão de umidade pode referir-se a qualquer água que entre em sua casa (seja proveniente do interior ou exterior). Água proveniente do exterior obviamente pode causar infiltração em paredes e forros. E sabemos que água, mesmo que em pequenas quantidades, pode causar mofo. Água e umidade também podem surgir de vazamentos de encanamentos, torneiras e bacias sanitárias.

E apesar de ‘condensação’ soar inofensivo, ela na verdade pode colocar sua casa em maior risco de geração de mofo. Geralmente vista em janelas quando o ar externo está mais frio do que o ar interno; a condensação pode eventualmente pingar/gotejar dentro das paredes, causando um mofo preto e tóxico.

Como prevenir intrusão de umidade:

  • Cheque a parte externa de sua casa buscando buracos, frestas e vazamentos.
  • Cheque as calhas externas para garantir que a água de chuva está sendo propriamente direcionada, não formando poças ou vazamentos em locais pavimentados.
  • Preste atenção em acabamentos hidráulicos, buscando qualquer sinal de gotejamentos ou vazamentos.
  • Mantenha a umidade interior entre 35% e 45% para reduzir o risco de condensação.

É importante se manter atento ao ambiente interno. Você não espera que uma maçã se mantenha fresca em uma sacola de papel molhada cheia de bactérias. Da mesma forma, não podemos esperar nos manter saudáveis em um ambiente tóxico, onde passamos até 80% de nosso tempo.

Fonte: GBC Brasil

Palavras chave: absenteísmo, síndrome do edifício doente - SED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos DANNTEC | eTormann © 2024

Tecnologia do Blogger.