Blogue

Tinta térmica promete substituir condicionador de ar

Tinta térmica desenvolvida pela NASA - DANNTEC ENGENHARIA

Uma verdade nada conveniente: nós humanos brasileiros praticamente não somos mais capazes de viver sem ar condicionado. Com tantos ambientes fechados que circulamos no nosso dia a dia e grandes metrópoles acumulando cada vez mais pessoas, é difícil não depender desta necessária funcionalidade. Mas para preservar o meio ambiente, surge uma solução.

A NASA desenvolveu uma tinta à base de água e microesferas ocas de vidro, que juntas são capazes de reduzir a temperatura do ambiente e o gasto de energia dentro de lugares fechados.

Em busca de novas alternativas para preservar recursos naturais como a água e a energia consumida por aparelhos de ar condicionado, o estudo foca em reduzir em até 60% os gastos com eletricidade. E a tinta têm a eficiência garantida quando aplicada nos telhados, pois esta é a parte de uma construção que mais recebe raios solares.

A técnica nos faz lembrar sobre o alerta de pintar o telhado de branco.

O projeto foi inicialmente desenvolvido para ser aplicado em aeronaves espaciais. No entanto, cientistas perceberam que esta poderia ser uma alternativa barata e eficiente para ser comercializada. E desde o ano passado a tinta já é vendida nos EUA e tem ficado cada vez mais popular.

A tinta já está à venda no Brasil e você pode saber mais aqui. No site da empresa o diretor Walter Crivelente Ferreira garante a eficiência do produto. “Se o local for bem ventilado, a sensação térmica no ambiente interno se torna agradável, sem precisar de ar condicionado”.

Entenda mais sobre o processo com o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos DANNTEC | eTormann © 2024

Tecnologia do Blogger.