Blogue

Nova norma de piscina só vale para projetos novos


O ano de 2018 não foi dos melhores para o mercado da construção civil, mas foi muito rico na questão da normalização. Normas importantes foram revisadas e publicadas. Entre as que foram recentemente para consulta pública estão a ABNT NBR 13103 – “Instalação de aparelhos a gás para uso residencial — Requisitos“, a ABNT NBR 5626 – “Instalação predial de água fria” (que na revisão tratará de água quente também) e a ABNT NBR 15527 – “Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos”.

Em setembro, foi publicada uma revisão da ABNT NBR 10339 – “Piscina — Projeto, execução e manutenção”. Apesar de no texto da norma não constar essa informação, ela só se aplica a projetos protocolados na prefeitura após sua data de publicação, conforme informado pela ABNT.

Entre as principais alterações do novo texto está a exigência de que as casas de máquinas disponham de uma abertura mínima de ventilação para o exterior ou de sistema de ventilação mecânica.

O uso de coadeira (skimmer) é recomendado na nova norma, mas não é obrigatório, podendo ser substituído por outro sistema de sucção.

Na área de instalações, a novidade é a exigência de um dispositivo que interrompa o funcionamento do sistema de circulação de água dos tanques em caso de emergência.

Segurança contra incêndio – Em 2018, também foi iniciada a revisão da ABNT NBR 9077 – “Saídas de emergência em edifícios”, que está em andamento. Os autores do novo texto se inspiraram fortemente na norma inglesa BS 9999 – “Code of practice for fire safety in the design, management and use of buildings”, que tem uma visão muito diferente das normas e regulamentos brasileiros da área de segurança contra incêndio.

A nova concepção não trata de carga de incêndio, mas sim de potencial de velocidade de crescimento do fogo x característica dos ocupantes da edificação.

As discussões em relação ao novo texto ainda estão muito embrionárias, mas prometem render muito assunto para o próximo artigo.

Fonte: Blog da Liga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos DANNTEC | eTormann © 2024

Tecnologia do Blogger.